Usando o nome de usuário bsky.rio no Bluesky

Introdução à configuração do o nome de usuário personalizado do domínio-comunidade do RJ no bluesky.

Um guia simples de como você pode ter seu nome no bluesky simplificado, dentro do conceito de comunidades por domínios.

A primeira comunidade que tive a ideia foi essa do bluesky rio. Por ser um projeto pequeno e sem complexidades, não vou usar um VPS pra automatizar o sistema, pois custa caro e a configuração vai um pouco além da minha capacidade.

Dito isso, vou usar um processo simples de requisição manual: quem quiser, me manda o nome de usuário desejado pela DM, junto com o DID. Exemplo: quero ser o fulano e meu DID é (um monte de números e letras)! Aí eu te crio permissões no nosso painel pra você poder usar o fulano.bsky.rio. Aí quando eu criar a entrada, eu vou te avisar, e você vai em Avançado > Mudar Usuário > Tenho meu próprio domínio, e vai verificar seu DNS. Lembre de colocar o user completo “fulano.bsky.rio” pra fazer a verificação. Quando estiver tudo verdinho, você salva e pronto. Se tiver dúvidas, pode avisar na DM também.

Sei que é difícil, mas desapeguem da arroba do bsky.social. No protocolo, sua identidade única é o DID, que é um hash enorme – esse sim permanece o mesmo. Então, o nome de usuário não importa tanto, pois a qualquer momento você pode escolher mudar pra outro domínio.

Tenha em mãos seu DID
Pra coletar seu DID, vá em configurações > advanced > change handle > i have my own domain. e então copie seu DID. Não se preocupe, o DID não é nenhuma chave/senha secreta, é só o identificador único do seu perfil. Não importa quantos @s você use, o DID é o mesmo.

Guarde seu user antigo
Por precaução, criem uma conta adicional pra reservar seu user do bsky.social, caso queiram voltar a usa-lo.

Pra manter vocês atualizados sobre o uso do handle, vamos coletar seus e-mails também, ok?
Nos vemos por aí! @xlipe